Confhic | Notícias

146 anos de Existência da Confhic

Em três de maio deste ano em curso, a Confhic está completando seus 146 anos de vivência do carisma, e as Irmãs são convidadas, em comunhão com todas as pessoas com as quais compartilham esse dom, a cantar o estribilho de inspiração da Irmã Maria Amélia Costa:

De Raimundo e Clara, abertos à graça,
Nos vem este dom esta herança feliz
Onde houver um bem a fazer que se faça
Ao jeito do pobre de Assis.

Com leitura desse estribilho, a Irmã Valdinez Gomes de Novais deu início à mensagem de acolhimento proferida na Celebração Eucarística na Capela Sagrada Família, em Salvador, Bahia, transcrita a seguir.
Minhas e Irmãs e meus irmãos, bom-dia!
Paz e bem!

Há 146 anos, na cidade de Lisboa, Portugal, nascia a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição como um dom de Deus oferecido ao Padre Raimundo dos Anjos Beirão e à Irmã Maria Clara do menino Jesus.

Neste três de maio de 2017, quando nos preparamos para celebrar, em 2018, o jubileu dos 175 anos do nascimento de nossa bem-aventurada Maria Clara, nós cantamos louvores ao bom Deus e lhe agradecemos por fazermos parte desta família religiosa.

Na Eucaristia que agora celebramos, fazemos memória de todas as Irmãs que, seguindo os passos dos fundadores, nos precederam e foram espalhando as sementes da Misericórdia e da Hospitalidade pelos quatro continentes.

Conosco louvam e bendizem o Senhor, as Irmãs de hoje, as formandas e vocacionadas, os Irmãos da Família Secular Franciscana Hospitaleira (Fasfhic) os jovens da Juventude Franciscana Hospitaleira (Jufhic) a Liga Pró – Canonização de Beata Maria Clara e todos os seus admiradores, professores e alunos que compõem a Escola Mãe Clara.

No desejo de estarmos em grande sintonia e comunhão com toda a Confhic, recebamos, ao som do canto inicial, animado pelo Coral dos Pequeninos, pertencente à referida Escola, a procissão de entrada com o presidente da celebração, o Padre Pedro Bacchiocchi, CP.

O cortejo processional iniciado com as crianças da Escola Mãe Clara, trazendo as bandeiras dos países, onde a Congregação realiza a sua missão, a saber: Europa: Portugal, Espanha e Itália; Ásia: Índia, Filipinas e Timor – Leste; África: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e África do Sul; América do Norte: Estados Unidos; América Latina: Brasil e México.

A Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo toda honra e toda a glória!

Relacionadas